Evento acontece até sexta, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Expectativa é reunir 2 mil pessoas
A Cres+5 — reunião de prosseguimento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (Cres 2018) — começa nesta quarta-feira, dia 13, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A expectativa é reunir 2 mil pessoas. A reunião ocorrerá até sexta e é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) —, em parceria com o Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Unesco-Iesalc) e com o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces).
As discussões na Cres+5 estão divididas em 12 eixos temáticos e buscam analisar as conquistas da educação superior da região e estabelecer as prioridades para a próxima Cres, em 2028. O objetivo é destacar o progresso alcançado desde a conferência de 2018, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, principalmente após a crise pandêmica da covid-19.
Cres+5
A reunião de acompanhamento da Cres 2018, chamada de Cres+5, tem como público-alvo reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações, profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior na região latino-americana.
Entre as atividades preparatórias para reunião, foram organizadas diferentes instâncias de debate aberto e participativo, como parte do processo de construção metodológica do evento. Ao longo de 2023, ocorreram reuniões presenciais em Córdoba (Argentina), Puebla (México), Assunção (Paraguai) e Havana (Cuba). Além disso, foram realizadas consultas públicas virtuais preparatórias, a fim de debater e coletar informações sobre os 12 eixos temáticos da Cres+5, bem como contribuir para a realização da Conferência.
Fonte: MEC