Na ocasião, presidente do sindicato entregou ofício em desagravo à conduta do prefeito universitário, e cobrou adequadas condições de trabalho para a categoria docente
O presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, participou da reunião realizada na manhã desta segunda-feira, dia 4, no gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para discutir com diretores de centros de ensino as condições da instituição para a retomada das aulas na graduação, na próxima segunda, dia 11. O sindicato não havia sido convidado para o encontro, mas solicitou participação por meio de ofício.
Além de acompanhar a discussão sobre o tema, o presidente da Apufsc participou do encontro para cobrar do reitor Irineu Manoel de Souza respostas ao dossiê sobre as condições de trabalho docente na UFSC, elaborado no ano passado e entregue à Reitoria. O documento mostrou que as principais reclamações da categoria dizem respeito a problemas estruturais, como goteiras, falta de manutenção em aparelhos de ar-condicionado e bebedouros.
Fletes também entregou ao chefe do Gabinete do reitor, Bernardo Meyer, um ofício com uma nota de desagravo em relação à postura do prefeito universitário, Hélio Rodak Júnior, que, insatisfeito com uma matéria publicada no site do sindicato – uma instituição autônoma e independente, mantida por seus filiados e filiadas, docentes da universidade -, proferiu uma série de insultos, questionamentos à conduta ética e profissional, na tentativa de intimidar a equipe de Comunicação e atacar a própria Apufsc. O documento também foi entregue aos diretores de centro.
Estiveram também na reunião a vice-reitora Joana Célia dos Passos, o diretor do Gabinete, João Luiz Martins, o chefe do Gabinete, Bernardo Meyer, o pró-reitor de Administração, Vilmar Michereff Junior; a secretária de Planejamento e Orçamento, Andréa Trierweiller, e o prefeito universitário, Hélio Rodak.
Já no início da reunião, segundo a UFSC, o reitor afirmou que este será um ano muito difícil para as universidades, principalmente devido a questões orçamentárias. Ele relatou as iniciativas da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em contato com parlamentares e integrantes do governo federal em busca de sensibilizá-los para a questão.
Mais de 300 equipamentos de ar-condicionado precisam de manutenção; serviço só deve começar em meados de março
Ainda segundo a UFSC, o tema principal da reunião foi a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado. O prefeito universitário informou que o levantamento realizado pela PU detectou que existem 314 aparelhos instalados em salas de aula e laboratórios de ensino que necessitam de manutenção corretiva.
Segundo Rodak, “a UFSC conseguiu viabilizar a carona em uma ata de registro de preços do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército. Já há concordância do órgão público e interesse manifesto da empresa prestadora do serviço em atender a UFSC”.
A secretária de Planejamento e Orçamento, Andréa Trierweiller, informou que autorizou a alocação de R$ 210.948,42 para o processo de adesão à ata. A expectativa da gestão é de que o contrato com a empresa seja assinado nos próximos dias e que ela possa iniciar os trabalhos em meados de março, já com as aulas em andamento, conforme a UFSC.
Preocupação com iluminação e segurança
Os diretores também falaram de suas preocupações com outros temas relativos às atividades no campus, como a iluminação e a segurança. Conforme a UFSC, “existe uma preocupação por parte de diretores de que alguns ambientes não estejam em condições para início das aulas na data prevista pelo Calendário Acadêmico, em 11 de março”.
Ao final da reunião, o reitor apresentou informe sobre o Centro de Convivência, que recebeu emenda parlamentar para dar início à sua revitalização. A vice-reitora, por sua vez, informou que, desde o segundo semestre do ano passado, existe uma comissão na UFSC que se debruça sobre o assunto da segurança.
Irineu afirmou aos diretores que novas reuniões serão convocadas para tratar de assuntos relativos à manutenção da infraestrutura e do desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas na universidade, bem como para uma avaliação mais precisa das condições para início do semestre letivo.
Imprensa Apufsc
Com informações do Notícias UFSC