Denise Carvalho assume o órgão no lugar de Mercedes Bustamante
Denise Pires de Carvalho tomou posse no cargo de presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nesta terça-feira, dia 27. Em cerimônia no Auditório Anísio Teixeira, na sede da Fundação, em Brasília (DF), Camilo Santana, Ministro da Educação, assinou o termo que oficializa definitivamente a gestora na função. A Capes é uma das autarquias vinculadas ao Ministério da Educação (MEC).
A nova presidente já integrava a equipe de gestão do MEC: foi secretária de Educação Superior entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024. De 2019 a 2023, foi reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), primeira mulher a assumir tal posição na maior universidade federal do País. Desde 2022, é membra da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ).
Após assinar o termo, Camilo Santana disse ser necessário manter os investimentos na educação. “Um país só consegue se tornar soberano, desenvolvido e justo se investir em ciência e tecnologia. Não há outro caminho. É preciso olhar a educação como um todo, como um sistema desde o início, desde a educação básica, para reduzir a evasão e o abandono”, afirmou.
Em seu discurso, a presidente destacou que “é nas instituições de ensino superior que ocorre a formação de profissionais da mais alta competência e de alta capacidade de adaptação. É, ainda, uma forma eficaz de identificar muito cedo vocações científicas, quando ainda nos bancos das universidades e institutos federais. E mais: haveria forma mais fácil de divulgar a ciência? Muitos estudantes de graduação continuam a ser os primeiros de suas famílias a ter acesso ao ensino superior”, completou.
Acadêmica e pesquisadora, Denise Pires de Carvalho tem uma carreira dedicada às Ciências Aplicadas à Medicina. Possui o título de livre docente em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo (USP) e é professora titular da UFRJ, com atuação nos programas de pós-graduação em Medicina e em Ciências Biológicas.
Fonte: Ministério da Educação