Documento elaborado pelo Conselho Deliberativo, que conta com representantes da Apufsc, analisa a conjuntura política e econômica e recomeda ações dos sindicatos
O Conselho Deliberativo do Proifes-Federação, que conta com a participação de quatro representantes da Apufsc-Sindical – o presidente José Guadalupe Fletes, o vice-presidente Adriano Duarte, Bebeto Marques, diretor de Políticas Educacionais do Proifes, e Romeu Bezerra, diretor de Assuntos Educacionais do EBTT da entidade -, emitiu nesta segunda-feira, dia 26, uma resolução com orientações aos sindicatos federados sobre o processo de negociação nas Mesas Setoriais com o governo federal.
Na última quinta-feira, dia 22, foi realizada a terceira reunião da Mesa Específica e Temporária da Educação, que tratou da reestruturação de carreira docente. O encontro teve participação do Proifes. A posição do Conselho Deliberativo da federação, reforçada pela Diretoria, é de que ainda não há uma resposta positiva do governo à pauta apresentada pela entidade, e muito menos nos aspectos salariais.
Portanto, para o Proifes, “não há um verdadeiro processo negocial, mas sim a reafirmação, por parte do governo, de sua política econômica (restrições orçamentárias e fiscais) e da sua ‘reforma’ administrativa (gestão de carreiras)”.
O Conselho Deliberativo reforça a necessidade de que o governo se disponha a abrir negociação, de modo que até 2026, a malha salarial das carreiras do magistério federal (EBTT e Magistério Superior) contemple o cumprimento do Piso Nacional do Magistério, “e assim consigamos, ainda que não seja total, avançar na reposição das perdas salariais acumuladas”. O Grupo de Trabalho (GT) de Carreira do Proifes está trabalhando numa contraproposta a ser debatida na base e posteriormente encaminhada ao governo federal.
A resolução do Proifes encerra com as seguintes sugestões aos sindicatos federados: realizar reuniões e assembleias para debater o assunto nas bases e a contraproposta que está sendo elaborada; tirar destes encontros encaminhamentos para mobilizações locais e nacionais; estabelecer conversas com parlamentares de cada estado; atuar em conjunto com outras entidades do campo educacional.
Para o presidente da Apufsc, José Guadalupe Fletes, a resolução elaborada pelo Conselho Deliberativo da federação, que contou com a participação dos representantes do sindicato, é contundente na análise da conjuntura e fundamental para que haja unidade efetiva nas lutas.
“Seguiremos as sugestões, levando essa discussão para nossa base, através do Conselho de Representantes e Assembleia Geral, para deliberarmos a nossa posição. Aguardamos a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que será realizada nesta quarta-feira, dia 28, para definirmos os próximos passos, que serão amplamente comunicados aos nossos filiados e filiadas. Contamos com o engajamento de todos”, afirma o presidente.
Confira abaixo o documento com as orientações aos sindicatos federados:
Imprensa Apufsc
Com informações do Proifes-Federação