O principal tema foi o andamento dos processos para contratação de empresa para conserto dos aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula
Diretores e representantes dos Centros de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram recebidos no gabinete da Reitoria na última quinta-feira, dia 15, para a segunda reunião de preparação dos ambientes para o início do primeiro semestre letivo de 2024. Eles foram recebidos pelo reitor Irineu Manoel de Souza e pela vice-reitora Joana Célia dos Passos, além dos gestores da Prefeitura Universitária (PU), Pró-Reitoria de Administração (Proad), Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), Procuradoria e integrantes do gabinete.
O principal tema da reunião foi a informação sobre o andamento dos processos de contratação de empresa para manutenção dos aparelhos de ar-condicionado das salas de aulas e laboratórios. Segundo a UFSC, estão sendo consudizadas paralelamente duas iniciativas, “uma de caráter mais perene e outra de caráter emergencial”.
Em relação à solução duradoura – a licitação de uma empresa de manutenção para atender toda a universidade – o reitor afirmou que “cada setor da UFSC está empenhado para resolução do processo o mais rapidamente possível, contando com o apoio da Procuradoria Federal junto à universidade”. Irinei reafirmou que, “a despeito do orçamento apertado, serão destinados recursos necessários para a manutenção das estruturas, definida como uma das prioridades em 2024”.
O pró-reitor de Administração, Vilmar Michereff Junior, disse que a licitação para contratação direta de uma empresa para manutenção de ar-condicionado pela universidade “é um processo de natureza complexa”, mas que está sendo priorizado pela equipe da Pró-Reitoria.
O prefeito universitário, Hélio Rodak, afirmou que o processo já contém vários documentos e formulários de informações, inclusive com pesquisa de preços iniciada. A previsão da PU é enviar o processo para a Proad até 26 de fevereiro, concluindo a fase interna.
Levantamento de necessidades
A gestão da universidade informou ainda que está conduzindo uma solução emergencial para a questão do ar-condicionado, com o objetivo de iniciar as manutenções antes das aulas: a adesão a atas de registro de preços de outros órgãos públicos. O levantamento das necessidades dos Centros de Ensino – envolvendo principalmente salas de aula e laboratórios com atividades – foi concluído. Além das condições dos aparelhos de ar-condicionado, o relatório inclui informações sobre pisos, iluminação e instalações elétricas das salas de aula.
As próximas fases do processo, em relação aos aparelhos de ar-condicionado, são a verificação de quais atas poderiam atender a universidade e o contato com os órgãos públicos e com as empresas fornecedoras, para verificar o interesse em realizar o serviço na UFSC. De acordo com o pró-reitor de Administração, a UFSC poderá aderir a várias atas simultaneamente.
No caso de não se concretizar a adesão, o “plano B” da gestão é uma contratação emergencial do serviço de manutenção. Quanto a isso, a Proad deverá fazer uma análise dos processos vigentes de dispensa de licitações que foram concebidos e realizados por alguns setores da UFSC, visando consultar as empresas selecionadas nestes certames sobre o interesse e possibilidade de celebração de contrato com a UFSC de forma imediata, para o atendimento das diversas demandas não cobertas pela proposta inicial de solução apresentada, informou o reitor.
Os diretores das unidades de ensino, na ocasião, apresentaram outras demandas e pedidos de informação sobre questões relacionadas ao funcionamento dos Centros. Ao final, o reitor convidou todos os presentes para uma nova reunião, a ser realizada no dia 4 de março.
Fonte: Reitoria UFSC