Docente coordenou projetos como o Rema, na Fazenda da Ressacada, durante sua trajetória na universidade
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Américo Ishida, ocorrido nesta quinta-feira, dia 15. O professor, que teve sua trajetória marcada pela defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, tinha 75 anos e atuou no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, onde coordenou importantes projetos arquitetônicos, incluindo o Rema, na Fazenda da Ressacada. O velório ocorre nesta sexta-feira, dia 16, das 14h às 17h, na Capela H do Cemitério Itacorubi. As 16h haverá uma cerimônia de despedida e homenagens.
Em nota, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo enalteceu a dedicação do professor Américo ao ensino: “Arquiteto apaixonado pela profissão, dedicou sua vida ao ensino de Projeto de Arquitetura. Foi mestre e amigo para muitas gerações de arquitetos e urbanistas, ao longo de quase 40 anos de docência, até sua aposentadoria em 2020. Foi um dos responsáveis pela criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Federal da Fronteira Sul, propondo um projeto pedagógico diferenciado e digno de suas virtudes. Compartilhava o espaço do ateliê de ensino com a prática de projeto no Laboratório de Projetos, local que coordenou com dedicação durante quase toda a sua carreira e onde deixou lições que serão para sempre lembradas, carinhosamente, pelos seus amigos, colegas e pelos estudantes e egressos do ARQ-UFSC”.
A comunidade universitária e a Apufsc-Sindical, enlutada, solidariza-se com a família, colegas e amigos do professor Américo.
Leia a nota completa divulgada pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC:
É com grande comoção e pesar que comunicamos o falecimento do professor Américo Ishida, ocorrido nesta quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024.
Nascido em Marília, estado de São Paulo, em 10/10/1949. Se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – FAU/USP em 1976 e, em 1982 ingressou como docente na Universidade Federal de Santa Catarina, tornando Florianópolis seu novo lar e a UFSC sua casa. Teve duas filhas, Lia e Maíra, e mais recentemente, um filho, Theo.
Arquiteto apaixonado pela profissão, dedicou sua vida ao ensino de Projeto de Arquitetura. Foi mestre e amigo para muitas gerações de arquitetos e urbanistas, ao longo de quase 40 anos de docência, até sua aposentadoria em 2020. Foi um dos responsáveis pela criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Federal da Fronteira Sul – UFFS, propondo um projeto pedagógico diferenciado e digno de suas virtudes. Compartilhava o espaço do ateliê de ensino com a prática de projeto no Laboratório de Projetos (LABPROJ), local que coordenou com dedicação durante quase toda a sua carreira e onde deixou lições que serão para sempre lembradas, carinhosamente, pelos seus amigos, colegas e pelos estudantes e egressos do ARQ-UFSC.
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo presta sua homenagem ao professor Américo, por sua dedicação e seu legado a este departamento e a esta instituição, e solidariza-se com a família, sua querida companheira Dirce, os colegas, amigos e amigas, neste momento de luto.
Fonte: Notícias UFSC