Projetos foram submetidos a edital de programa da Fapesc
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai receber um montante de R$ 27.866.440,28 em 12 projetos submetidos por pesquisadores junto ao edital do Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários Dedicados à Pesquisa Avançada no Estado de Santa Catarina, da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc). O recurso equivale a cerca de 25% do montante geral previsto pelo órgão de fomento.
O programa, de acordo com o texto do edital, visa o fortalecimento de laboratórios de pesquisa científica e tecnológica de caráter multiusuário, por meio de implantação e melhoria da infraestrutura para que possam desenvolver pesquisas avançadas com tecnologia de ponta nas diversas áreas do conhecimento.
Uma das 12 propostas contempladas pela UFSC é o Laboratório Virtual de Ensino, Extensão e Pesquisa em Inteligência Artificial, Genômica, Computação Quântica e de Alto Desempenho, sob coordenação do professor Aldo von Wangenheim. O laboratório utilizará os recursos para a aquisição de um computador de alto desempenho, com uma arquitetura que ainda não existe em nenhuma universidade brasileira. A ideia é oferecer recursos de processamento adequados e de acesso facilitado a toda a comunidade acadêmica de Santa Catarina, liberando-a da necessidade do aluguel de infraestrutura em nuvem no exterior. Além disso, vai ofertar software aplicativo e de plataforma de desenvolvimento coerente com o estado da arte na pesquisa e no ensino em inteligência artificial e computação de alto desempenho.
A UFSC também foi contemplada para a criação da Rede Catarinense de Laboratórios de Robótica Avançada, sob coordenação do professor Daniel Martins, e da criação do Centro de Inovação Biotecnológica e Molecular (CinBio), sob responsabilidade do professor Edroaldo Lummertz da Rocha. As propostas selecionadas irão adquirir equipamentos multiusuários, de grande e médio porte, caracterizados por ter utilidade, de forma continuada, para um conjunto de pesquisadores, além de fomentar a cooperação entre grupos de pesquisa.
Os projetos da UFSC selecionados
Estruturação do Laboratório Multiusuário Linden/UFSC (Dachamir Hotza)
Implementação de laboratório multiusuário de Agrofotônica (Lamaf) na UFSC visando solucionar problemas de cadeias produtivas em comunidades agrícolas regionais utilizando agricultura de precisão (Gustavo Nicolodelli)
Laboratório Multiusuário para Estudos de Hidrogênio Verde do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Controle e Automação de Processos de Energia (Julio Elias Normey Rico)
Laboratório Virtual de Ensino, Extensão e Pesquisa em IA/GEN/CQ/HPC Infraestrutura Multiusuário para Ensino, Extensão e Pesquisa em Inteligência Artificial, Genômica, Computação Quântica e de Alto Desempenho (Aldo von Wangenheim)
Laboratório Central de Microscopia Eletrônica da UFSC: Ampliação e modernização de técnicas avançadas de caracterização aplicadas à UFSC (Rodrigo Perito Cardoso)
Promoção biotenológica de cultivos celulares in vitro e estruturação do banco de células animais do Sul do Brasil (Gislaine Fongaro)
Ascenção do Núcleo de Bioeletricidade Celular (Nubiocel) à Instituto de Bioeletricidade Celular (Biocel): Ciência e Saúde (Fátima Regina Mena Barreto Silva)
Laboratório multiusuário de interação fluido-estrutura (André Luís Condino Fujarra)
Laboratório multiusuário de análise instrumental (Lamai): Fortalecimento de Estruturas de Apoio à Pesquisa e Inovação em Química de Produtos Naturais (Cristian Soldi)
Rede Catarinense de Laboratórios de Robótica Avançada (Daniel Martins)
Proposta para a aquisição de equipamentos multiusuários para pesquisas, colaborações interdisciplinares e prestações de serviço a sociedade (Louis Pergaud Sandjo)
Criação do Centro de Inovação Biotecnológica e Molecular (CinBio) UFSC Florianópolis (Edroaldo Lummertz da Rocha)
Fonte: Notícias UFSC