Lista foi divulgada nesta quarta-feira e conta com o disco Tropicalia ou Panis et Circencis
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou nesta quarta-feira, 31 de janeiro, a lista das seis obras indicadas no programa da disciplina de Literatura Brasileira do Vestibular Unificado 2025 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Pela primeira vez, um álbum musical faz parte da relação. O disco Tropicalia ou Panis et Circencis, lançado em 1968, reúne 12 músicas cantadas e compostas por diversos artistas, como Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Outra novidade é a volta de uma obra da Editora da UFSC (EdUFSC), com o livro de contos Singradura do escritor catarinense Flávio José Cardoso. A obra, composta de 20 contos, traz histórias ambientadas em Florianópolis.
A lista também é integrada pela novela Solitária, lançada em 2022 pela escritora Eliana Alves Cruz, e pelo romance Parque Industrial, escrito em 1932 por Pagu, pseudônimo da poeta Patrícia Galvão, conhecida como a musa do Modernismo. O livro de contos Velho, de Alê Motta, e o romance Torto Arado, escrito por Itamar Vieira Junior e vencedor do prêmio Jabuti de romance literário em 2020, estavam no programa da disciplina no Vestibular Unificado 2024 e foram mantidos.
Além de recomendar o conhecimento integral do conteúdo das obras, a Coperve salienta a importância de o candidato estudar os contextos histórico, social, cultural e estético de cada uma delas. Ao responder as questões relacionadas às obras, o candidato deverá demonstrar capacidade de análise, interpretação de textos e reconhecimento das características de cada gênero.
Lista de obras para o Vestibular UFSC 2025
- Tropicalia ou Panis et Circencis, de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes, Tom Zé, Capinam, Torquato Neto, Rogério Duprat – Gravadora Universal Music
- Velhos, de Alê Mota – Editora Reformatório
- Solitária, de Eliana Alves Cruz – Editora Grupo Companhia das Letras
- Singradura, de Flávio José Cardoso – Editora UFSC
- Tordo arado, de Itamar Vieira Júnior – Editora Todavia
- Parque Industrial, de Pagu – Editoria Grupo Companhia das Letras
Fonte: Notícias UFSC