Estudantes também relatam falhas nas inscrições com cotas, que passaram por mudança de regra, segundo o Globo
Candidatos que tentam uma vaga numa universidade pública pelo Sisu estão enfrentando problemas com o sistema no primeiro dia de classificação. Estudantes ouvidos pela reportagem do jornal O Globo relatam que foram alocados em vagas da segunda opção mesmo tendo nota para se classificaram na primeira — ou seja, naquela em que mais desejam.
O Sisu é a ferramenta pela qual todos os que fizeram o Enem do último ano podem tentar uma das 264 mil vagas nas universidades públicas que disponibilizam suas vagas no sistema. Entre elas, estão a grande maioria das instituições federais. As inscrições abriram à 0h desta segunda-feira, dia 22, e, na tarde desta terça, dia 23, mais de um milhão de pessoas incluíram suas notas no sistema, como informou o ministro da Educação, Camilo Santana.
No Sisu, o candidato escolhe duas opções. A primeira é a que o estudante mais deseja. Se a nota não for suficiente, o sistema analisa se ele teve desempenho para passar numa segunda opção. Todo dia, à 0h, a colocação do inscrito é atualizada com notas de cortes parciais. Com isso, ele pode ver se está sendo classificado ou não e, assim, decidir se tenta outra vaga.
Leia na íntegra: O Globo