Prazo de inscrições termina em 9 de fevereiro
As inscrições para compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI) estão abertas. Os docentes interessados em participar da elaboração de itens do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 devem realizar a inscrição, exclusivamente, pelo Sistema BNI, até 9 de fevereiro.
Para se inscrever, o docente precisa cumprir requisitos básicos. São eles: ter diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior, devidamente registrado e emitido por instituição de ensino credenciada pelo poder público competente; e exercer ou ter exercido atividade docente, nos últimos 24 meses, no curso de graduação para o qual pretende efetuar inscrição.
Seleção
De acordo com o edital, serão selecionados colaboradores para elaboração de itens das licenciaturas nas seguintes áreas: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – inglês, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, matemática, música, pedagogia e química.
Participarão da atividade de capacitação somente os docentes cadastrados e convocados pelo Inep. O colaborador será considerado apto a elaborar ou revisar itens para o BNI somente após a participação efetiva nas atividades desenvolvidas na capacitação.
Pela atividade de elaboração, os colaboradores selecionados e devidamente habilitados poderão receber até R$ 500 e, pela revisão, até R$ 200.
Banco Nacional de Itens
O BNI armazena itens com qualidade técnica para a montagem das provas aplicadas pelo Inep, incluindo o Enade. O objetivo é subsidiar provas capazes de estimar com maior precisão a proficiência dos estudantes com relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos respectivos cursos de graduação.
As dúvidas sobre o processo de seleção podem ser enviadas para: [email protected].
::: Confira o edital
::: Acesse o Sistema Enade
::: Saiba mais sobre o Enade
Fonte: Governo Federal