Ex-presidente da Apufsc-Sindical, Bebeto Marques participou do encontro representando o Proifes-Federação
Nesta quinta-feira, dia 21, o ministro da Educação, Camilo Santana, se reuniu com representantes dos Grupos de Trabalho de Monitoramento e Sistematização, Mobilzacao e Divulgação do Fórum Nacional de Educação (FNE), para conversar sobre a organização da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, que acontece no final de janeiro. O ex-presidente da Apufsc-Sindical, Bebeto Marques, participou do encontro, representando o Proifes-Federação.
O Proifes-Federação tem ocupado posição de destaque desde a recomposição do Fórum Nacional de Educação, presente em todos os grupos de trabalho que elaboraram o documento de referência para a Conae. Diretor de políticas educacionais, Bebeto Marques contribuiu com elaboração do eixo 7 no documento, que diz respeito aos compromissos com o desenvolvimento socioambiental sustentável e a defesa dos direitos humanos.
“Além da participação da Federação no Fórum, destaco também que, a partir das conferências municipais e estadual, o Proifes possui uma boa delegação de pessoas que foram eleitas. Então, estaremos presentes apresentando toda a nossa visão sobre a educação nacional, em particular no ensino técnico, tecnológico, e superior, bem como as condições dos trabalhadores da educação. Temos nos mobilizado por meio do GT de Educação e tenho certeza de que a participação desses delegados vai enriquecer o documento final da Conferência Nacional de Educação, em janeiro de 2024”, afirmou Bebeto.
Além dele, também participaram da reunião do Ministério da Educação (MEC) secretários da pasta e representantes da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Cofenen), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), além dos coordenadores dos dois Grupos de Trabalho sobre Desenvolvimento Sustentável.
O tema da Conae 2024 é “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. A Conferência tratará ainda da intersetorialidae, em dialogo com as áreas Ambiental, de Ciência e Tecnologia, Cultura, Saúde, Esportes, entre outras.
“Parabenizo a todas e todos pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, à altura de temas tão relevantes. A construção coletiva e a seriedade com que o grupo está organizando a Conae representa uma grande contribuição à democracia brasileira e à luta por uma Educação pública de qualidade para as nossas crianças, jovens e adultos”, declarou Camilo Santana nas redes sociais.
Imprensa Apufsc
Com informações do Proifes e do Ministério da Educação