Objetivo é reunir subsídios que promovam o fortalecimento de políticas públicas para a abertura, a avaliação, o reconhecimento e o monitoramento da educação médica brasileira
O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, participou nesta semana, em Brasília (DF), da cerimônia de lançamento do projeto “Formação Médica para o Brasil: onde estamos e para onde vamos? Um olhar comprometido com a responsabilidade social do século XXI”. A secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho, também marcou presença no evento, que ocorreu nos dias 11 e 12 de dezembro. O projeto é uma iniciativa do MEC, do Ministério da Saúde (MS), da Organização Panamericana de Saúde (OPS) e da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).
Para Camilo Santana, essa realização fortalecerá ainda mais ações que aprimorem a formação dos médicos e médicas. “É prioridade do MEC garantir formação humanizada e de qualidade aos médicos de todo o país, tendo em vista as necessidades do nosso povo e do Sistema Único de Saúde [SUS], atendendo sobretudo a população mais vulnerável”, ressaltou.
O objetivo é reunir subsídios que promovam o fortalecimento de políticas públicas para a abertura, a avaliação, o reconhecimento e o monitoramento da educação médica brasileira. Na ocasião, buscou-se, ainda, reunir e desenvolver iniciativas voltadas à expansão e à qualificação da educação médica, para a melhoria da qualidade do cuidado em saúde oferecido em nosso país.
Participaram do debate professores, estudantes, gestores e profissionais de saúde, que discutiram os desafios atuais e questionaram os futuros caminhos e descaminhos da educação médica. Além deles, estiveram presentes o presidente da Abem, Sandro Schreiber; a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Isabela Pinto; e o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais, Mozart Júlio Tabosa.
Fonte: MEC