Os candidatos disputam 6.700 vagas, disponibilizadas em 35 municípios catarinenses e distribuídas em 200 cursos de graduação
O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024 se encerrou neste domingo, dia 10, com abstenção de 26,2%, que corresponde a 6.827 candidatos que estão desclassificados porque faltaram a, pelo menos, um dos dois dias de prova. O índice é menor do que o registrado na edição passada, que ficou em 29,1%, conforme informou a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). Os candidatos disputam 6.700 vagas, disponibilizadas em 35 municípios catarinenses e distribuídas em 200 cursos de graduação, sendo 100 da UFSC, 55 do IFSC e 45 do IFC.
Para realizar a redação neste domingo, os candidatos puderam escolher entre três propostas: um relato de memória, uma carta ou uma crônica. No relato de memória, o candidato deveria narrar um fato importante que vivenciou. Ao escolher redigir uma carta, a tarefa era direcionar o conteúdo a um ou mais autores de uma das seis obras indicadas como leitura obrigatória do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024. Na proposta de crônica, o candidato deveria abordar a memória que queremos ter deste tempo.
As provas e os gabaritos preliminares das questões objetivas (proposições múltiplas e abertas) e das questões discursivas estão disponibilizados no site do vestibular. A Coperve prevê que a divulgação da lista dos candidatos classificados em primeira chamada será divulgada no final da primeira quinzena de janeiro.
A edição 2024 do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024 contou com algumas novidades, como a introdução do roteiro do filme brasileiro “O ano em que meus pais saíram de férias”, novo gênero literário entre as obras de literatura de leitura obrigatória. Além disso, as provas, realizadas neste sábado e domingo, foram impressas com imagens coloridas, diferente das outras edições.
Fonte: Notícias UFSC