Modelo oferece experiência de leitura fluida para pessoas que utilizam softwares leitores de tela
Em um esforço para tornar a ciência acessível, o Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu um novo template de artigo científico acessível, com implementações de formatações que garantem uma experiência de leitura fluida para pessoas que utilizam softwares leitores de tela.
Desenvolvido com base em indicadores de qualidade internacionais e nacionais – como Cope, ABNT, Orcid, DOI, Doaj, Casrai e Scielo –, o template inova na maneira como os artigos são apresentados e lidos. Entre os novos recursos estão a escolha de fontes que melhoram a legibilidade de texto por máquina, a criação de descrições representativas para ilustrações (incluindo a logo da revista, a formatação de tabelas, os quadros, gráficos etc.), além de outros elementos que garantem que as informações sejam claramente compreendidas por leitores de tela.
O projeto de template acessível teve origem em 2018, a partir dos debates na área de Biblioteconomia sobre o texto acessível. A equipe do Portal de Periódicos foi motivada pela possibilidade de criar textos acessíveis desde a publicação, em vez de ter que tornar o artigo acessível posteriormente. A proposta foi levada para o Ciclo de Debates UFSC 2018, trazendo uma série de reflexões e estimulando a mudança e ganhou vida com o lançamento do Template de Artigo Científico Acessível, que foi testado e aprovado por uma pessoa que utiliza tecnologias assistivas.
::: Mais informações na página do Portal de Periódicos UFSC ou pelo e-mail [email protected]
Fonte: Notícias UFSC