Queda no Pisa, no entanto, é menor do que em países ricos; 70% dos alunos de 15 anos não aprendem o básico em matemática, conforme a Folha
O desempenho dos estudantes brasileiros piorou após a pandemia nas três áreas do conhecimento avaliadas pelo Pisa 2022, uma das principais avaliações de qualidade da educação básica do mundo. Depois de uma década sem avanços significativos, o Brasil agora regrediu no ensino. Ao mesmo tempo, a queda por aqui foi menor do que na média dos países ricos.
O Pisa foi divulgado na manhã desta terça-feira, dia 5, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris. Esses são os primeiros resultados em matemática, leitura e ciências que permitem comparar o impacto da pandemia do coronavírus – e do consequente fechamento de escolas – no aprendizado dos alunos em diferentes locais do mundo.
Os dados indicam que a crise sanitária teve um impacto global negativo sem precedentes, com queda significativa na nota média dos países membros da OCDE nas três áreas avaliadas. Em matemática, houve uma redução de 15 pontos entre 2018 e 2022 – o que representa uma perda de mais de meio ano de aprendizado na disciplina.
Leia na íntegra: Folha de S.Paulo