Eugênio Albano conheceu diversos setores das áreas administrativa e assistencial do hospital
As boas práticas construídas no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC/Ebserh), podem contribuir no desenvolvimento do sistema de saúde da Angola. Na última quinta-feira, dia 23, o HU-UFSC, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita do representante do Ministério da Saúde de Angola Eugênio Albano. Ele está no Brasil desde o dia 18 de novembro e acompanha uma comitiva, liderada pela ministra da Saúde da Angola, na visita a outros hospitais administrados pela estatal brasileira.
O médico Eugênio Albano trabalha na Clínica Girassol, hospital de referência no país africano, localizado na capital Luanda. Durante a visita, ele falou sobre a realidade da saúde em Angola, destacando a necessidade da formação e aperfeiçoamento de médicos e outros profissionais da saúde. A perspectiva de colaboração com o HU-UFSC envolve a possibilidade de intercâmbio de residentes e preceptores, tanto de maneira física quanto remota.
De acordo com Albano, a proposta do governo angolano é criar um programa sustentável para a saúde. “Estamos vivendo um período de reestruturação sanitária e há grandes investimentos na construção de hospitais. Porém, faltam profissionais. Por isso, estamos em busca de firmar parcerias e o Brasil é um país com um perfil bastante adequado, pois temos muito em comum com relação a doenças e também na questão cultural”, explicou Albano.
O médico angolano foi recebido pela gerente de Atenção à Saúde do HU-UFSC, Monique Mendes Marinho, pela chefe da Unidade de Planejamento, Gestão de Riscos e Controles Internos, Maísa de Souza Silva, e pelo chefe da Divisão Médica, Luiz Fernando Sommacal. Ele participou de uma reunião para a apresentação do hospital, com dados sobre ensino e assistência. Eugênio Albano também visitou diversos setores das áreas administrativa e assistencial do hospital, como emergência, ambulatórios, oncologia e maternidade. “Nos sentimos muito honrados em servir de inspiração para o desenvolvimento de projetos tão importantes”, afirmou a gerente de Atenção à Saúde do HU-UFSC, Monique Mendes Marinho.
Visitas
A comitiva do Ministério da Saúde de Angola, composta pela ministra Silvia Lucutuca e 18 integrantes do ministério, visitou outros dois hospitais da rede e a sede da Ebserh (saiba mais clicando aqui). O grupo chegou ao Brasil no dia 18 de novembro e permaneceu até o dia 27, cumprindo uma vasta agenda que faz parte da cooperação bilateral em saúde entre os países. A vinda teve como objetivo fortalecer as recentes discussões sobre formação de recursos humanos na área da saúde de Angola. Além dos hospitais vinculados à Ebserh, a comitiva conheceu outras instituições de saúde selecionadas.
Cooperação Sul-Sul
A Cooperação Sul-Sul refere-se à cooperação técnica entre países em desenvolvimento no Sul Global. A Ebserh participa da Cooperação Sul-Sul, iniciativa prestada pelo Brasil centrada no fortalecimento institucional dos parceiros internacionais, condição fundamental para que a transferência e a absorção dos conhecimentos sejam efetivadas. Sem fins lucrativos e desvinculada de interesses comerciais, a cooperação técnica pretende compartilhar êxitos e melhores práticas nas áreas demandadas pelos países parceiros. O Brasil mantém relações de cooperação técnica com a América Latina, Caribe e África, com atuações pontuais na Ásia e Oceania.
De acordo com o princípio da Cooperação Sul-Sul, todas as etapas da construção dos projetos e programas de cooperação são feitas conjuntamente, entre todos os parceiros envolvidos. Dessa forma, dessa etapa constam visitas in loco para conhecer as práticas desenvolvidas nos hospitais brasileiros pelos representantes de Angola ao Brasil, composta por uma equipe multidisciplinar de gestores, professores e profissionais da área da saúde.
Parceria bilateral
A Ebserh participou, ainda neste mês, de missão multidisciplinar de brasileiros na área da saúde. As delegações brasileiras foram recebidas no dia 13 de novembro pela ministra da Saúde de Angola, Sílvia Lutucuta, tendo como representantes da Ebserh o vice-presidente, Daniel Beltrammi, e o coordenador de Estratégia e Inovação, Leandro Ambrósio. Confira a matéria sobre a missão internacional clicando aqui.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Governo Federal