Ela atuou no Departamento de Enfermagem da UFSC entre 1973 e 1991, e foi uma das pioneiras da área em SC
Com pesar, a Apufsc-Sindical comunica o falecimento da professora aposentada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e filiada do sindicato Lidvina Horr. A professora faleceu neste fim de semana, aos 88 anos. Ela foi uma das pioneiras da Enfermagem em Santa Catarina, com destacada atuação na organização da profissão no estado.
Horr ingressou como professora da UFSC em 1973 e aposentou-se em 1991. Foi uma das fundadoras do Serviço de Enfermagem do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Tiago (HU-UFSC), e assumiu a Direção de Pacientes Internos do Hospital.
Ainda na década de 70, Horr foi fundamental no processo de fiscalização do Processo de Trabalho da Enfermagem, quando organizou e consolidou o sistema de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), entidade da qual foi conselheira e assessora.
No HU-UFSC, em parceria com a professora Rosita Saupe, desenvolveu o Processo de Enfermagem, em 1980. Este trabalho foi fundamentado na Teoria das Necessiades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta. Desde então, vem sendo atualizado, mas permanece como referência.
Lidvina Horr é reconhecida pelos colegas por sua força interior, determinação e retidão e reverenciada pela importante e séria liderança. A Apufsc-Sindical presta suas condolências e solidariedade aos amigos e familiares da professora.