Alunos mais pobres têm maior risco de sofrer os efeitos do calor, segundo economistas do Banco Mundial
O aumento de dez dias com temperaturas acima de 25ºC no ano letivo pode levar as crianças brasileiras a perderem rendimento escolar em matemática e português. A projeção, obtida com exclusividade pela Folha, foi feita por economistas do Banco Mundial, considerando a nota média dos estudantes na Prova Brasil, principal avaliação da educação básica do país.
Os economistas calcularam como o aumento de dias com temperaturas extremas afeta a média das notas dos estudantes de 5º e 9º, considerando os padrões de resultados nas edições da prova de 2011 a 2019. Eles identificaram que, quando há o registro de até 37 dias (o que representa quase 20% do ano letivo) com termômetros acima de 25ºC, o desvio padrão da nota é reduzido a quase dois pontos percentuais.
“Temos pouca literatura e pesquisa hoje no mundo sobre o impacto do aumento de temperatura na educação. Nossos cálculos conseguiram identificar um desvio negativo e significativo no desempenho dos alunos brasileiros com a maior incidência de dias de alta temperatura”, diz Joana Silva, economista sênior do Banco Mundial e uma das responsáveis pelo estudo.
Leia na íntegra: Folha de S.Paulo