Obra do CBS02 estava quase pronta quando foi abandonada. Sem a entrega da edificação, atividades no campus ficam comprometidas
A comunidade universitária do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Curitibanos elaborou uma carta direcionada à Reitoria em que cobra a conclusão da obra da edificação denominada CBS02, que em breve completará dez anos. A carta foi encaminhada à Apufsc-Sindical, que a enviou por meio de ofício ao reitor Irineu Manoel de Souza. No documento, o sindicato pede que a obra se torne prioridade para a instituição.
Segundo a carta, “a edificação estava com 98,5% das obras prontas, quando a empresa anterior abandonou as atividades durante a pandemia. Porém, com o tempo de abandono, as avarias se instalaram e várias reformas adicionais serão necessárias para recuperar pintura, corrosões, infiltrações e outras questões prediais”.
Ainda de acordo com a comunidade local, houve uma visita recente da Administração Central ao local, mas não foi estipulado prazo para entrega do prédio. “Enquanto isso, toda a comunidade universitária da UFSC Curitibanos paga o alto preço da falta de infraestrutura para as atividades de ensino, pesquisa e extensão”.
Segundo o documento, sem o CBS02, as consolidações dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária na cidade corre risco, e também não haverá espaço físico para a instalação de novos cursos de graduação e de pós-graduação no campus de Curitibanos.
Sobre a obra
O Centro de Ensino Multiuso (CBS02) constava no plano de construções prioritárias no campus de Curitibanos desde 2013. A edificação ocupa área adjacente ao Bloco CBS01 e conta com cerca de 9 mil metros quadrados, distribuídos em cinco andares. Deverá abrigar 29 laboratórios, 13 salas de aulas, 51 salas de professores, 14 salas técnicas, três salas de reuniões, um herbário, uma sala de apoio, uma sala de bolsistas, um almoxarifado, uma sala de técnicos e uma sala de centros acadêmicos. A obra foi licitada com valor final de R$ 22.220.822,28 e deveria ser concluída, pelos planos iniciais, em 2016. Desde 2014, protestos ocorreram no campus da UFSC em Curitibanos com o intuito de chamar a atenção para as demandas de infraestrutura do local e atraso em obras.
Stefani Ceolla
Imprensa Apufsc