Eliana foi a primeira profissional no Hospital Universitário da UFSC com pós-doutorado
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento da professora aposentada do curso de Medicina Eliana Ternes Pereira, que faleceu no sábado, dia 11, aos 74 anos.
Natural de Tijucas, Santa Catarina, Eliana se formou em Medicina pela UFSC em 1975, fez especialização em Medicina Interna e Endocrinologia em 1977 e mestrado e doutorado em Genética em 1980 e 1992, respectivamente. Em 1980, passou a integrar o quadro de professores do Departamento de Clínica Médica, e aposentou-se em 2009.
A professora dedicou sua vida profissional à docência, à pesquisa e ao serviço inovador de atendimento ambulatorial em genética clínica em Santa Catarina, onde aconselhou inúmeros pacientes e realizou, fazendo o cariótipo dos pacientes, análise genética. Ela foi a primeira profissional no Hospital Universitário com pós-doutorado. Na UFSC, atuou como coordenadora de Pós-Graduação e chefe de Departamento, entre outras funções.
Eliana realizou parte do doutorado e seu pós-doutorado no St. George’s Hospital, em Londres, sob a supervisão do médico e pesquisador Steve Jeffery, com quem estabeleceu, a partir da UFSC, uma prolífica troca acadêmica. A professora Eliana também foi uma grande colaboradora da rede de Estudo Colaborativo Latino-Americano de Malformações Congênitas (ECLAMC).
Eliana Ternes Pereira deixa duas filhas, quatro netos e muitos amigos e admiradores de sua paixão pela pesquisa e pela docência. O serviço de velório e sepultamento foram realizados no domingo, dia 12, cemitério Municipal de Tijucas, onde estiveram presentes seus familiares e amigos.
A UFSC e sua comunidade acadêmica prestam suas homenagens à professora Eliana, por sua dedicação e seu legado a esta instituição, e solidariza-se com sua família e seus amigos neste momento de luto.
Fonte: Notícias UFSC