“Temos um grande desafio e cabe à gestão olhar os problemas recorrentes e dar a resposta”, defendeu José Guadalupe Fletes
A Apufsc-Sindical enviou ofício ao Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (CUn/UFSC) solicitando a participação na reunião extraordinária que ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 14, e teve como pauta a infraestrutura e manutenção da instituição. Um dos últimos a falar, após quase cinco horas de debate sobre o assunto, o presidente do sindicato, professor José Guadalupe Fletes, resumiu os problemas identificados no dossiê elaborado pela Apufsc e entregue ao reitor Irineu Manoel de Souza, que preside o CUn, e cobrou respostas rápidas, especialmente às questões de manutenção.
“Gostaria de agradecer os diretores de Centro que contribuíram com esse dossiê que entregamos ao reitor em maio”, iniciou Fletes. Ele contou que o primeiro problema identificado foi a falta de manutenção dos equipamentos de ar-condicionado; o segundo, relacionado a goteiras e infiltrações; o terceiro item mais citado foi a situação dos computadores; depois, aparece a questão elétrica; e por último, a falta de espaço físico para salas de aulas, para docentes e de convivência.
“Temos um grande desafio e cabe à gestão olhar os problemas recorrentes e dar a resposta”, cobrou Fletes, que acrescentou: “isso tem que ser rápido, não podemos esperar licitação, esperar um projeto. Isso tem que ser prioridade, uma palavra-chave que foi colocada aqui”.
Fletes falou também de sua experiência como docente: “Eu tenho cinco turmas e diuturnamente estou no CTC, no CFH e no CED, e quero ressaltar o cuidado que se tem com a estrutura dos centros. Mas há problemas recorrentes. São questões simples que podem ser revistas se agir rapidamente”.
Necessidade de integração de ações
“Eu aprendi com o professor Diomário Queiroz, quando eu fui pró-reitor, que em épocas de crise, temos que criar alternativas”, disse Fletes. “Me parece que estamos num ponto em que precisamos nos unir e criar condições de enfrentar os problemas”, completou o professor.
Solucionados os problemas emergenciais, o presidente da Apufsc sugere outra ação. “Para encerrar, foi colocada aqui a necessidade de integração das ações. Isso é fundamental, porque uma gestão que não integra as atividades, não se comunica”.
A sessão extraordinária terá continuidade na sexta-feira, dia 17h, às 14h, na Sala dos Conselhos, e será transmitida pelo YouTube.
Assista à sessão desta terça-feira na íntegra:
::: Reunião do Conselho Universitário tem amplo debate sobre infraestrutura e manutenção da UFSC
Stefani Ceolla
Imprensa Apufsc