*Por Raul Valentim da Silva
Completado o desgastante processo de desfiliação do Andes, com a adesão ao Proifes-Federação, a Apufsc-Sindical tem melhores condições de assumir uma postura mais proativa em benefício de seus associados. O início de uma nova gestão também facilita a adoção de encaminhamentos inovadores para os problemas que vivenciamos.
Dando sequência aos compromissos assumidos na eleição para escolha de representantes dos aposentados no Conselho da Apufsc, estamos iniciando o processo de implantação de projetos de envolvimento de aposentados em atividades de interesse dos filiados. Vamos procurar identificar temáticas que possam reunir grupos que vamos denominar de Grupo de Estudos Temáticos (GET) ou Grupo de Estudos de Temas Específicos (GETE).
Os professores aposentados da UFSC são detentores de um abrangente conjunto de conhecimentos que podem propiciar relevantes contribuições para a sociedade. A diversidade de formações e de experiências gera condições para uma atuação multidisciplinar e sistêmica que não é encontrada em outras organizações.
Pretende-se gerar novos relacionamentos entre docentes que possam ser benéficos para um prolongamento saudável da vida de cada um dos envolvidos. A atividade intelectual associada como novos desafios permite sobretudo evitar ou pelo menos retardar os malefícios mentais associados ao processo de envelhecimento.
A implantação do processo de curricularização da extensão em todos os cursos de graduação da UFSC gera oportunidades para interagir com alunos em cada GET. As modificações no sistema de avaliação da pós-graduação, com a adoção de critérios de relevância socioeconômica e de internacionalização, também podem criar melhores condições para o envolvimento de alunos.
A defasagem dos valores das aposentadorias vem gerando dificuldades financeiras que podem ser cobertas por possíveis remunerações vinculadas com ações nos GETs. Mas é sobretudo a melhoria da qualidade de vida dos aposentados da UFSC que é buscada, como propósito, neste Programa de Ativação de Aposentados (PAA). A coordenação geral do programa é exercida por mim, professor aposentado Raul Valentim da Silva.
Para o escritor Mia Couto: “A fadiga que sentimos não é tanto do trabalho acumulado, mas de um cotidiano feito de rotina e de vazio. O que mais cansa não é trabalhar muito. O que mais cansa é viver pouco. O que realmente cansa é viver sem sonhos.”
O professor Robert Waldinger, da Universidade de Harvard, relata no livro “The Good Life: Lessons from the World’s Longuest Scientific Study of Happiness”, publicado em 2022, os resultados de um estudo que durou 85 anos sobre a felicidade humana. A principal conclusão deste estudo é que boas parcerias e interações com outras pessoas propiciam uma vida mais feliz, mais saudável e mais longa.
Raul Valentim da Silva é professor aposentado, membro do Conselho de Representantes da Apufsc e coordenador do PAA