A pasta fica atrás apenas da Defesa, composta majoritariamente por militares
Segundo dados do Portal da Transparência do governo federal, o Ministério da Educação (MEC) é o segundo órgão com mais servidores públicos federais em exercício, cerca de 35,4% dos mais de 900 mil cargos ocupados. A pasta fica atrás apenas do Ministério da Defesa (MD), que acumula 40,9% dos servidores federais, a maioria deles militares das forças armadas.
No MEC, os servidores federais são na maioria professores do magistério superior, 29,5%, do ensino básico técnico e tecnológico (EBTT), 15,31%, e assistentes em administração, 12,3%. No quesito gênero, a diferença é menor no MEC do que no espectro geral. A educação federal é formada, aproximadamente, por 51% de homens e 49% de mulheres. Considerando todos os órgãos, os homens são 55% e as mulheres 45%. A faixa etária também é bem distribuída, o grupo com mais trabalhadores ativos é o de 36 a 40 anos, com mais de 140 mil servidores.
A maior parte dos servidores públicos federais são civis. Os militares correspondem a 32% do quadro total. Esse cenário só se inverte entre os servidores inativos e pensionistas, onde os militares são 55%, contra 45% civis. Os inativos e pensionistas ultrapassam um milhão de servidores, os quais 47% são pensionistas, 38% aposentados e 15% militares da reserva e reformados.
Dia da Servidora e do Servidor Público
Neste sábado, dia 28, comemora-se o Dia da Servidora e do Servidor Público Federal. A Apufsc-Sindical parabeniza todos os servidores, em especial os docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que atuam como agentes de transformação na sociedade.
Imprensa Apufsc