Edição deste ano contou com 105 equipes participantes
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou, em parceria com a Tupy, multinacional fabricante de componentes estruturais para bens de capital, as equipes vencedoras da terceira edição do projeto Meninas na Tecnologia. Coordenado pelos professores Carlos Sacchelli e Tatiana Garcia, o projeto tem como objetivo promover o uso da tecnologia entre alunas e professoras nas escolas de Joinville, incentivando o interesse e o desenvolvimento nas áreas de ciência e tecnologia.
A edição deste ano começou em abril de 2023, com 105 equipes participantes, sendo formadas por três alunas e uma orientadora, totalizando 370 alunas de escolas públicas e particulares. A novidade deste ano foi a participação de alunas do 1º e 2º anos do ensino médio, além das alunas de ensino fundamental.
Foram cinco etapas até a fase final, na qual as equipes precisaram apresentar um pitch de um modelo de negócios para veículos autônomos. Nas fases anteriores, as meninas estudaram temas como lógica, programação e robótica educacional, capacitação das equipes em impressão 3D, oficinas de tecnologia e resolução de um desafio tecnológico, além de capacitação em empreendedorismo e mentoria.
As atividades ocorreram no contraturno escolar, sob a supervisão de alunos e professores da UFSC Joinville, e com o apoio dos professores integradores de mídias da Rede Municipal de Joinville. O projeto, reconhecido em premiações e pela Câmara de Vereadores da cidade, ofereceu 72 horas de capacitação em lógica, programação e robótica educacional. As estudantes também participaram de palestras, visitas aos laboratórios da UFSC, do Ágora Tech Park. Para a final, foram classificadas cinco equipes de cada categoria (fundamental e médio).
Saiba mais sobre o projeto:
Para mais informações: Notícias UFSC