O Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade, que já oferta o curso de mestrado na cidade, teve aprovação da Capes
O campus de Araranguá irá oferecer o primeiro curso de doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fora de Florianópolis. O Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade (PPGES), que já oferta o curso de mestrado na cidade, teve aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – fundação ligada ao Ministério da Educação – para abrir vagas também para o doutorado. A autorização foi concedida neste mês. O PPGES tem conceito 4 na avaliação da Capes – nota atribuída a programas que oferecem apenas mestrado e são considerados bons. O conceito máximo é 5, ou muito bom.
De acordo com o professor Tiago Frizon, coordenador do PPGES, ainda não há previsão para o lançamento do edital de seleção dos primeiros alunos. O professor informa que o programa, em nível de mestrado, iniciou as atividades em 2016 como forma de dar continuidade à formação dos alunos do bacharelado em Engenharia de Energia – um dos cursos de graduação oferecido no campus de Araranguá. Porém, o PPGES também tem o objetivo de atrair graduados em áreas de formação afins e de outras instituições de ensino superior.
O programa tem o objetivo formar recursos humanos qualificados e habilitados para atuarem nas áreas de concentração: Sistemas de Energia e Planejamento Energético, Ambiente e Sociedade, que contam com três linhas de pesquisa: Conversão, transporte e uso de energia; Sistemas de computação e controle para energia; e Recursos energéticos, ambiente e materiais funcionais.
Fonte: Notícias UFSC