Seminário Povos Indígenas e a Luta Antirracista – Implicações para a Psicologia Latinoamericana acontece pela primeira vez na UFSC
O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, na próxima segunda e terça-feira, dias 23 e 24, o Seminário Povos Indígenas e a Luta Antirracista – Implicações para a Psicologia Latinoamericana. O evento, realizado pela primeira vez na UFSC, tem o objetivo de promover debate e reflexão sobre a questão indígena e a luta antirracista, a partir da psicologia social latinoamericana, contribuindo para a visibilidade dos movimentos indígenas na luta pelo território.
O seminário também pretende colaborar com a reflexão sobre a necessária implicação ético-política da psicologia na questão indígena, promovendo o intercâmbio entre indígenas estudantes, profissionais e pesquisadores. Os interessados devem realizar a inscrição, e os participantes terão direito a certificado.
Na programação, haverá a participação de Casé Angatu, indígena do povo Tupinambá Xucuru e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e das universidades estaduais da Bahia (UEBA); Nitá Tuxá, indígena do povo Tuxá, psicóloga, conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e membro da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (Abipsi); Geni Nuñez, indígena do povo Guarani, psicóloga, membro do CFP e da Abipsi, além de outras colaborações.
Fonte: Notícias UFSC