*Por Maria Odete Santos e Valeska Nahas Guimarães
Se você está em aposentadoria, é Adjunto IV e se aposentou após dois anos nessa condição até 2006 com titulação de doutor, tem direito a requerer paridade funcional para a classe de Associado I, inicialmente pela via administrativa.
Como proceder para tentar conseguir essa equiparação funcional?
Estamos tentando obter essa condição, justa, legítima e legal, para quem está nessa condição, de forma administrativa, evitando assim, uma ação judicial. Para tanto, nós, professores aposentados representantes no CR e a professora aposentada Valeska Nahas Guimarães, estivemos reunidas com o reitor, professor Irineu Manoel de Souza, no dia 5 de outubro p.p, em seu gabinete na Reitoria da UFSC. Esclarecemos a situação na audiência e recebemos acolhida de forma amistosa quanto ao pleito.
No encaminhamento da questão, o reitor colocou a intenção de reunir informações mais precisas com a Pró-Reitora da Prodegesp e ter acesso ao pedido administrativo na íntegra, bem como, consultar o setor jurídico da UFSC. Para nos dar retorno dessas ações já deixou agendada uma nova reunião no próximo dia 26 de outubro.
Na troca de ideias sobre a questão, refletimos sobre a importância de conquistarmos esse pleito de forma administrativa, evitando, assim, tanto para os professores requerentes quanto para UFSC, o desgaste de um ação judicial, embora haja expectativa de êxito tendo em vista a conquista dessa mesma causa por uma Professora da UFSC em 2019. Para a UFSC, dada a nossa perspectiva de êxito em uma ação judicial, evita para a instituição o pagamentos de custos da referida ação.
Foi um encontro institucional onde se fez presente a acolhida franca e respeitosa por parte do reitor. Enquanto aguardamos a próxima reunião, já agendada, orientamos àqueles que estão em aposentadoria como Adjuntos IV com os pré requisitos cumpridos a formalizarem o pedido administrativo e buscarem os documentos comprobatórios (Ficha Cadastral, Relatório de Qualificação CPPD, Diploma de Doutor e cópia da Portaria da Aposentadoria) junto à Prodegesp.
Após a audiência, recebemos novas informações da reitoria. O reitor professor Irineu, atual membro da coordenação sul da Andifes, já pautou o tema para a próxima reunião da entidade que reúne reitores de todas as Ifes. A partir do dia 17 de outubro o reitor estará em Brasília e em reunião no MEC levará a questão e buscará informações para a implementação do pleito dos aposentados da UFSC.
Essa é uma demanda justa e legítima a qual esperamos ter atendimento não só no caso em tela, mas em todas as questões que envolvam demandas da categoria em negociações futuras. Sabemos que é uma estratégia dos governos, em momento de negociação, oferecerem no lugar de reajuste linear, paritário, alterações na carreira que acabam por excluir os que estão em aposentadoria. Estamos firmes e vigilantes e, como exigência aos sindicatos, colocamos a necessidade da permanente representação dos/as aposentados/as nas mesas de negociação.
*Maria Odete Santos é professora aposentada e representante dos aposentados no CR da Apufsc-Sindical
*Valeska Nahas Guimarães é professora aposentada CAD/CSE na classe Adjunto IV