José Martí e a revolução latino-americana foram tema de evento do projeto Livro na Praça

Encontro teve apresentação da professora de história do IFSC, Denise Araújo

Na última sexta-feira, dia 29, o Livro na Praça lotou a Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para discutir sobre a obra e vida de José Martí e a revolução latino-americana. A convidada da edição foi Denise Araújo, professora de história do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e integrante da Associação Cultural José Martí. O Livro na Praça é promovido pela Editora da UFSC (EdUFSC).

Waldir Rampinelli, diretor da EdUFSC, falou sobre a importância da Revolução Cubana no cenário latino-americano. “Se a gente gosta ou não, não importa, mas a única revolução que se manteve em pé [na América Latina] foi a cubana”, afirmou.

A obra debatida foi o livro “Um trabalhador na revolução latino-americana”, de Silvio de Souza Gomes. Numa autobiografia, o autor relata sua experiência de militante no Brasil e depois no Uruguai, Chile e Panamá, onde esteve exilado durante o período da ditadura militar brasileira.

“Eu não conhecia o livro e li. E eu não consegui ler só uma vez, li duas, três”, contou a convidada Denise Araújo. Nos dois primeiros capítulos do livro, Silvio de Souza Gomes conta sobre sua vida antes do exílio, e nos oito capítulos seguintes sobre a vida exilado. Foram os capítulos sobre o Chile, país que passou pela ditadura militar liderada por Augusto Pinochet, que mais chamaram a atenção da professora.

Araújo contou que, assim como Silvio, Martí conheceu muitos exílios. Embora não sejam contemporâneos, Silvio fala sobre José Martí em alguns capítulos de seu livro. Martí ficou conhecido por seu papel na literatura e como influenciador da Revolução Cubana. Ele usou da crônica jornalística como seu instrumento político e colaborou em jornais de diversos lugares do mundo. “Não tem como pensar a revolução latino-americana sem entender a trajetória de José Martí”, defendeu a professora.

Livro na Praça acontece na última sexta-feira do mês na Igrejinha da UFSC (Fotos: Lais Godinho/Apufsc)


Sobre José Martí

Nascido na cidade de Havana em 1853, José Julián Martí Pérez foi um político, jornalista e escritor cubano. “Influenciou com o seu pensamento, com a sua trajetória libertadora e poética, a Revolução Cubana e outros movimentos políticos na nossa América”, diz Denise Araújo em vídeo para a EdUFSC. Martí faleceu em 1895 durante a Batalha de Dos Ríos. A Revolução Cubana aconteceu 58 anos depois, entre 1953 e 1959.

Lais Godinho
Imprensa Apufsc