Pesquisa do Comitê Gestor da Internet com colégios públicos e particulares constata também a baixa qualidade do sinal, conforme Folha de S.Paulo
Mesmo após a pandemia, apenas 58% das escolas brasileiras de ensino fundamental e médio possuem computadores e internet para os alunos. Apenas 94% tem alguma conexão à rede, mas não com qualidade suficiente para ser utilizada pelos estudantes como ferramenta educacional.
Os dados fazem parte da pesquisa TIC Educação 2022, divulgada na última segunda-feira, dia 25. O estudo é feito anualmente desde 2010 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, que reúne representantes governamentais e da sociedade civil para estabelecer as diretrizes do uso da internet no país. Para esta edição, foram realizadas 10.448 entrevistas presencialmente, entre outubro de 2022 e maior de 2023 com gestores, coordenadores, professores e alunos de 1.394 escolas públicas e particulares.
“É bom ressaltar que, quando falamos em 58% das escolas, estamos nos referindo àquelas que possuem pelo menos um computador conectado para utilização dos alunos”, disse Daniela Costa, coordenadora da pesquisa. “Muitas escolas, em especial as rurais, municipais e localizadas no interior, nem chegam a ter um único computador para os estudantes”, afirmou.
Leia na íntegra: Folha de S.Paulo