A atividade visa proporcionar um espaço acolhedor de escuta e diálogo sobre situações de violência de gênero
Inicia nesta quarta-feira, dia 20, o atendimento presencial do projeto Espelhos para vítimas de violência doméstica em Santa Catarina. A atividade de extensão, coordenada pela professora do departamento de Psicologia da UFSC Andréia Isabel Giacomozzi, prevê suporte gratuito para mulheres em dois formatos: em duas quartas-feiras do mês os grupos presenciais são realizados na Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis, na rua Esteves Júnior, 89, Centro da Capital, das 17h15 às 18h45; em duas terças-feiras, os encontros online ocorrem das 19h30 às 21h.
Conforme a coordenadora do projeto, os encontros se diferenciam de outros tipos de atendimento porque são “um espaço interativo em que as mulheres compartilham suas dores, temores e o silêncio sobre a sua vida pública e privada. O grupo reflexivo funciona como um espaço acolhedor e facilitador de mudanças por meio do diálogo e do compartilhamento de vivências e experiências entre mulheres que viveram situações semelhantes”. A ideia é proporcionar a “promoção de diálogos entre as participantes, favorecendo a compreensão sobre as situações de violência e a construção de relações de gênero mais equitativas”, continua Andréia.
Os grupos serão acompanhados por estudantes de mestrado e doutorado em Psicologia, bem como por estudantes de graduação, e a equipe será supervisionada tecnicamente pela coordenadora do projeto. O trabalho é um projeto de extensão, mas “também envolverá pesquisas, pois estudantes de mestrado e doutorado que estão desenvolvendo suas teses e dissertações sobre violência doméstica e de gênero atuam no projeto”, afirma Andréia.
A proposto do Espelhos é oferecer acolhimento individual inicial de cada participante – caso o primeiro contato seja o encontro grupal, ele será realizado na sequência. O projeto também prevê a avaliação das atividades desenvolvidas.
O projeto Espelhos é uma parceria entre o departamento de Psicologia da UFSC com a Central Especializada de Atendimento às Vítimas de Crimes, de Atos Infracionais e de Violência Doméstica e Familiar (CEAV) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Prefeitura de Florianópolis.
Inscrições podem ser realizadas aqui.
Mais informações pelo Instagram do Projeto Espelhos ou pelo WhatsApp do CEAV, (48) 3287-2635.
Fonte: Notícias UFSC