Por Nestor Roqueiro*
“O governo federal afirmou que a concessão de reajuste salarial para os servidores públicos em 2024 seria uma “medida imprudente”, por isso o aumento não foi considerado no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), enviado na última quinta-feira, dia 31, ao Congresso. A avaliação consta na mensagem presidencial que acompanha o projeto. ”
Leia na íntegra: Valor Econômico
Vamos para a mesa de negociações, vamos, vamos, … já fomos, …deu no que deu, … 1% para 2024. Quem sabe se para final de ano sobrar alguma graninha tal vez consigamos…algo como …2%? Enquanto o judiciário conseguiu por 3 anos 6% ao ano.
A situação em que estamos mostra que somos um bando de idiotas, acreditando que os sindicatos que NÃO nos representam estão fazendo o melhor possível emitindo notinhas de insatisfação e nos enrolando com sua melhor estratégia de ação, o tal de “pragmatismo politico”.
Se nos dois períodos presidenciais passados sofremos ataques regulares com consequências nefastas, incluindo ai diluição do nosso salário ao ponto de reduzir em mais de 40% nosso poder de compra, neste atual período presidencial seremos usados como moeda de troca para manter os dividendos dos credores da divida publica brasileira. Ah, sim, mas com uma grande diferencia, na retórica do governo de turno seremos valorizados como agentes importantes do funcionamento do estado. Mas … uma reforminha administrativa tal vez seja boa, ne? Otario, assim é como eu me sinto. E você leitor?
*Nestor Roqueiro é professor do DAS/CTC