Novo relatório da OCDE mostra nações cujos alunos ficam 50% mais tempo na escola do que os brasileiros, destaca Estadão
Alguns países desenvolvidos, como Austrália e Dinamarca, chegam a ter 50% mais tempo de aula no ensino fundamental do que é oferecido no Brasil, segundo o relatório Education at a Glance, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O documento, divulgado nesta terça-feira, dia 12, reúne dados dos 9 anos do ensino fundamental. No Brasil, são 7,2 mil horas – o que equivale a 4 horas por dia.
Após melhorar no acesso à escola nas últimas três décadas, especialistas dizem que o ensino integral é a chave para impulsionar a aprendizagem no País. Pesquisas mostram que o modelo reduz o abandono escolar, aumenta a empregabilidade e a conexão do professor e do aluno com a escola. O investimento inicial, no entanto, por estudante é o dobro.
No relatório, o Brasil não aparece tão distante das nações desenvolvidas: por dia, são 12 minutos a menos do que a média da OCDE. Há países, como Finlândia e Estônia, que aparecem no relatório com 6.385 e 6.432 horas de aulas, respectivamente, em todo o ensino fundamental. Mas esse dado não mostra toda a realidade.
Leia na íntegra: Estadão