Ministério da Gestão e da Inovação consulta pastas sobre adesão a modelo unificado de seleção, enquanto Lei Geral dos Concursos tramita no Congresso, destaca Nexo
Comandado por Esther Dweck, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos quer mudar a forma de recrutamento de servidores federais. A pasta solicitou aos outros órgãos do governo que digam até 29 de setembro quem está disposto a aderir a um modelo unificado de seleção, uma espécie de Enem dos concursos.
Um projeto de Lei Geral dos Concursos, em tramitação no Senado desde que foi aprovado na Câmara em 2022, também ganhou a atenção do governo Luiz Inácio Lula da Silva, que autorizou em 2023 processos seletivos para mais de 16 mil vagas. A gestão federal lançou em agosto um Guia Referencial sobre o tema.
Neste texto, o Nexo explica os deficits atuais dos concursos públicos e as propostas de mudança. Também traz as análises de um especialista no tema do recrutamento para a administração pública sobre os potenciais e os desafios de um novo modelo.
Leia na íntegra: Nexo