Parceria com a Khyber Medical University tem como objetivo estimular a troca de conhecimentos entre estudantes, docentes e pessoal técnico
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Khyber Medical University (KMU), do Paquistão, firmaram um acordo de cooperação para expandir suas relações acadêmicas e estimular a troca de conhecimentos.
Estão no escopo do acordo a possibilidade de mobilidade acadêmica de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e pessoal técnico-administrativo; a realização de projetos e atividades de pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária; colaboração e participação em seminários, palestras, simpósios e encontros acadêmicos. Também estão previstos programas acadêmicos especiais de curta duração, programas de ensino de graduação e pós-graduação, incluindo doutoramento, dupla diplomação e cotutela.
Na UFSC, o acordo será coordenado pela professora Maria de Lourdes de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN). Na KMU, a coordenadora será Sabiha Khanum, do Institute of Nursing Sciences.
Os entendimentos que levaram à assinatura do acordo foram facilitados pelo conhecimento pessoal da professora Maria de Lourdes e Sabiha Khanum. Em 2012, a paquistanesa veio ao Brasil para cursar doutorado na UFSC, com bolsa do CNPq, e foi orientada por Maria de Lourdes.
Outros dois pesquisadores do país asiático vieram estudar na UFSC. Najma Naz fez doutorado no PEN, com bolsa da Capes, e teve como orientadora a professora Grace Dal Sasso e Maria de Lourdes como coorientadora. O engenheiro Ali Sayyed fez doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas, orientado pelo professor Leandro Buss Becker, também com bolsa da Capes.
O relacionamento entre os pesquisadores continuou mesmo após a conclusão dos estudos na UFSC. Maria de Lourdes, Sabiha Khanum, Najma Naz e Ali Sayyed foram parceiros em diversas pesquisas e assinaram publicações conjuntas nas áreas de obstetrícia, saúde materna, redes e tecnologias voltadas à saúde da mulher e cuidados em enfermagem.
Fonte: Notícias UFSC