Evento promoveu a divulgação de cursos de graduação da UFSC, IFSC e IFC
A manhã desta terça-feira, dia 29, começou com um movimento incomum: dezenas de ônibus chegavam ao campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, para conhecer os mais de 100 cursos de graduação oferecidos pela instituição. A proposta da primeira edição da Feira de Cursos UFSC atraiu mais de 10 mil inscritos, de 144 escolas de todo o Estado. Essa multidão deve estar pelo campus da UFSC ao longo dos três dias de evento em Florianópolis, e nas datas programadas nos demais campi da Universidade.
Logo após a chegada, e o credenciamento, os grupos se dirigiram para o Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, para assistirem à abertura oficial do evento e ao lançamento do edital do Vestibular Unificado UFSC/ IFSC/ IFC 2024. Lançado o edital, os estudantes se dirigiram para a Praça da Cidadania e o hall da Reitoria, onde estão dispostos os estandes. Além de estandes dos cursos de Graduação da UFSC, o IFSC e o IFC têm espaço para divulgar seus cursos. Estão também presentes as pró-reitorias da Universidade, apoio pedagógico, orientação vocacional, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), e estandes com informações dos cursos ofertados pela UFSC nos campi de Curitibanos, Blumenau, Araranguá e Joinville.
Para o estudante Brenno Duan Barbosa, do curso de Engenharia de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA), a Feira de Cursos está superando expectativas. “Compareceram muitos alunos. Em outras universidades já são feitas essas feiras de Cursos para atrair os alunos, tirar as dúvidas deles pessoalmente. Eu mesmo conheci meu curso através de uma feira de profissões. Então é super bacana ver a curiosidade desses alunos, a maioria nunca teve contato com peixes ornamentais, macroalgas, ostras, tilápias, camarões. Passados alguns anos, eu ser o aluno atrás de informação e hoje sou eu aqui passando esse conhecimento para o pessoal mais novo”, surpreende-se o estudante.
Leonardo de Macedo, estudante do curso de Engenharia de Materiais acha que é uma “oportunidade sensacional” a chegada dos alunos do Ensino Médio para a Feira. “Eu entrei na UFSC no pós-pandemia, não tive essa oportunidade. A UFSC hoje está bem cheia, com o pessoal muito interessado nos cursos, é uma oportunidade incrível e única deles conhecerem onde irão estudar no futuro.”
Para os visitantes, é um momento de reforçar seu interesse na educação superior. “Estou gostando muito, tira muitas dúvidas, é bem esclarecedor, especialmente para quem já pensa em fazer UFSC. Eu quero fazer Sistemas da Informação, já fui lá no estande, bem legal, bem explicado”, conta Lucas Sander, estudante de Rio do Sul presente na Feira nesta terça.
Outra aluna visitando a Feira é Eduarda Azevedo, moradora de Itapema, que estuda em Porto Belo e veio com o seu colégio em um dos quase 30 ônibus e micro-ônibus que chegaram hoje à UFSC. “Já visitei o estande do curso de História, vou dar uma olhada no curso de Direito. Está muito legal, tudo muito bonito no campus, já vi a Biblioteca também. Gostei do campus e da galera, parece que é bem legal estudar aqui.”
Ao longo dos três dias de Feira, visitantes poderão fazer tours guiadas pelo campus e assistir às apresentações programadas pelo cursos. As apresentações têm horários definidos na Programação e ocorrem presencialmente, no Auditório Garapuvu ou no Auditório da Reitoria.
Fonte: Notícias UFSC