Ação faz parte da agenda de celebração dos quatro anos do ObC. Apufsc-Sindical participa da entidade desde seu lançamento
Na última semana, o Observatório do Conhecimento (ObC) realizou uma agenda de mobilização em defesa das universidades públicas na Câmara dos Deputados, em Brasília. Nos dias 23 e 24, o ObC pautou três audiências e participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Públicas. Os eventos fazem parte da agenda de celebração dos quatro anos da entidade, da qual a Apufsc-Sindical faz parte desde o seu lançamento. O ex-diretor de imprensa da Apufsc, Romeu Bezerra, esteve presente representando o sindicato.
A primeira audiência aconteceu na manhã da quarta-feira, dia 23, e discutiu o papel das universidades e institutos federais no combate às desigualdades no país. À tarde, a segunda audiência debateu a autonomia universitária na eleição de reitores e reitoras das universidades federais, e destacou que existem propostas para alteração da Lei nº 5.540/68, que incluem a definição de voto paritário entre todos os membros da comunidade acadêmica, como fim da lista tríplice.
Ainda na noite de quarta, foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas. A última audiência aconteceu na manhã de quinta-feira, 24, e discutiu os desafios e luta das mulheres na carreira científica.
Fotos: ADunicamp/Divulgação
As três audiências foram coordenadas pela deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) e tiveram participação da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), representada pela secretária de Educação Superior, Denise Carvalho, e de entidades como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).
“Foi uma articulação do Observatório com parlamentares, e pautamos essas três grandes audiências. Todas elas tiveram muita participação, de muita gente, vários parlamentares de vários partidos. Foi um momento de levantar questões e trazer problemáticas que afligem as universidades”, contou Romeu Bezerra, representante da Apufsc no ObC.
::: Leia sobre cada audiência no site do ObC:
Audiência pública debate a autonomia nas eleições de reitores e reitoras nas universidades federais
Audiência discute os desafios e luta por direitos das mulheres na carreira científica
Lais Godinho
Imprensa Apufsc