Ideia é democratizar acesso aos processos seletivos para cargos no governo federal, hoje concentrados em grandes cidades. Modelo começa a ser apresentando nesta sexta, dia 25
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos estuda a possibilidade de criar uma prova nacional que unifique os processos seletivos de concurso público para o governo federal. A prova teria um modelo de aplicação inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo levada a localidades remotas do país e tendo um custo mais acessível, disse a titular da pasta, Esther Dweck, em entrevista à colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo.
Um estudo provisório prevê que 180 cidades recebam o exame, a maior parte delas concentrada nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste, escolhidas a partir de um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A ideia é que o teste apresente questões de conhecimentos gerais, mas também específicas, relacionadas às áreas escolhidas pelos candidatos.
Leia na íntegra: O Globo