Canal seria intermediado pelas instituições, sem custo ao Executivo, destaca o Valor Econômico
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quer que os bancos criem, sem custos para o governo, um canal via WhatsApp para comunicação com os segurados de aprovação de benefícios e agendamento de perícia de forma mais rápida e segura. A negociação está mais avançada com o Banco do Brasil. A Febraban também foi procurada, porém, a conversa é preliminar. A medida é vista no Executivo como positiva não só para o governo e beneficiários do INSS como também para os bancos, que podem usar o serviço como mais uma estratégia de fidelização.
Em entrevista recente ao Valor o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, disse que a ideia é utilizar artigo previsto nos contratos de folha de pagamento com os bancos que trata de comunicação com o beneficiário para solicitar a prestação desse serviço. Em abril, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, já havia manifestado que a pasta e o INSS iriam utilizar o WhatsApp para prestar serviços à população, como avisos sobre datas de perícias, andamento de pedidos e orientações.
A avaliação de Stefanutto é que é preciso atualizar e ampliar as formas de comunicação que antes era feita por carta. “Temos o contrato da folha que inclui comunicação com segurados. Queremos aproveitar expertise dos bancos para ter um serviço de WhatsApp em conjunto”, afirmou. “Não vamos obrigar os bancos a usar o WhatsApp em conjunto com a gente. Todos os bancos mostraram por meio de conversas com a Febraban e por meio de conversas bilaterais interesse, pois evita fraude.”
Leia na íntegra: Valor Econômico