Campo que inclui a teoria do “empurrão” ganhou grande força nas empresas, mas algumas descobertas são contestadas, afirma o Valor
Alegações de que dados fraudulentos foram usados em artigos escritos em coautoria por uma famosa especialista em ética da Harvard Business School vêm alimentando uma controvérsia crescente sobre a validade da ciência comportamental, cujas descobertas são rotineiramente ensinadas em escolas de negócios e aplicadas nas empresas.
A professora ainda não respondeu aos detalhes das alegações, mas o episódio é o mais recente revés para um campo que ganhou proeminência nos últimos 15 anos e cujas descobertas em áreas como as de tomadas de decisões e formação de equipes são amplamente colocas em prática.
O episódio de Harvard “é o assunto número um nos círculos das escolas de negócios”, diz André Spicer, reitor executivo da Bayes Business School de Londres. “Houve uma repetição em grande escala da crise na psicologia – muitos dos resultados não podem ser reproduzidos e alguns dos dados fundamentais foram falsificados.”
Leia na íntegra: Valor Econômico