Proposta de mudança surge como resposta à política de Bolsonaro, que desconsiderou o 1º da lista em diversas nomeações, destaca a Folha
Reitores das universidades federais apresentaram ao governo Lula (PT) uma proposta para acabar com a lista tríplice para a nomeação dos próximos dirigentes das instituições. A mudança passou a ser defendida após o governo Bolsonaro (PL) adotar uma política aberta de nomear alinhados ideologicamente.
A alteração na lei precisa ser aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente. A proposta tem apoio do governo. Poucos dias após ter tomado posse, Lula afirmou que não será ele quem vai escolher os reitores. “É a comunidade universitária que tem de saber quem pode administrar a universidade”, disse na ocasião.
No início do mês, o Proifes-Federação se reuniu com a assessoria do deputado federal Patrus Ananias (PT/MG), relator do Projeto de Lei (PL) 2699/2011, que trata da autonomia universitária, para entregar um anteprojeto sobre o fim da lista tríplice na escolha dos reitores.
Leia na íntegra: Folha de S. Paulo