Levantamento do Insper a partir de exemplos do Brasil e do exterior apontam para queda de 7% no abandono do ensino médio, destaca o Valor
Para avaliar a efetividade de programas públicos que dão incentivo financeiro para que os jovens não abandonem a escola antes do ensino médio, iniciativa que se tornou mais recorrente a partir da pandemia, pesquisadores do Insper desenvolveram um estudo a partir de exemplos de dentro e fora do Brasil e concluíram que esse tipo de ação tem o potencial para reduzir em até 7% a evasão escolar no ensino médio.
A conclusão é positiva, por um lado, pois indica que se trata de uma política pública com potencial para ajudar a reduzir o problema. Contudo, a evasão escolar no Brasil está em patamar tão alto que as bolsas sozinhas estão longe de conseguir resolver a questão, segundo a professora do Insper Laura Muller, que conduziu o estudo junto com os pesquisadores Ricardo Paes de Barros e Laura de Abreu.
“Essas bolsas, em que os Estados pagam quantias para que os alunos continuem na escola, funcionam melhor com jovens mais pobres que deixam de ir às escolas para trabalhar, mas têm pouco impacto com meninas que largam os estudos depois de engravidar, por exemplo, ou com alunos que moram longe demais”, explica Muller. “São programas válidos, mas a bolsa não é uma panaceia. Ela tem impacto máximo de 7% na redução da evasão, enquanto temos mais 30% para resolver.”
Leia na íntegra: Valor Econômico