Nalson Casarotto, filiado da Apufsc, participou da elaboração das propostas
Assim como os sindicatos federados, o Grupo de Trabalho (GT) de Carreira do Proifes-Federação também levará propostas ao XIX Econtro Nacional da Federação, que acontecerá entre os dias 19 a 21 de julho em Salvador, na Bahia. Na última reunião do GT, realizada no dia 15 de junho, o grupo aprovou o texto que inclui propostas para negociação de reajustes salariais, negociação do piso salarial do magistério federal e reestruturação das carreiras de Magistério Superior (MS) e Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Nelson Casarotto representou a Apufsc-Sindical na reunião.
Para as negociações de reajuste salarial, o texto que o GT Carreira levará ao evento destaca que é necessário um reajuste salarial de 32,7%, considerando a inflação acumulada desde março de 2015. O cálculo já retira os reajustes de 5,5% realizado em agosto de 2016, de 5% em janeiro de 2017 e de 9% em maio deste ano.
Em relação ao piso salarial do magistério federal, o grupo indica que não seja inferior ao piso salarial nacional do ensino básico, e também sinaliza a necessidade de outras melhorias, como o aumento dos percentuais para doutores e professores em dedicação exclusiva. O GT também pontuou a necessidade de reajuste dos benefícios de auxílio pré-escolar e do ressarcimento de gastos com saúde.
Por fim, o Grupo de Trabalho colocou a aprovação e retificação da proposta de Campanha Salarial e reestruturação das carreiras do MS e EBTT aprovadas no último Encontro Nacional, e deixa sob responsabilidade da Diretoria Executiva a articulação e negociação com os poderes Executivo e Legislativo.
Imprensa Apufsc