Doação da bicicleta visa apoio à campanha que reivindica melhorias na mobilidade urbana e na qualidade de vida no entorno da UFSC
Nesta quinta-feira, dia 15, na sala 301 do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas da Apufsc-Sindical, Roberto Ferreira de Melo, fez a entrega da bicicleta para o vencedor do sorteio promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia e Desenho Urbano (Gipedu). Matheus Souza, aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, respondeu ao formulário de pesquisa disponibilizado em março deste ano, e venceu o sorteio da bicicleta doada pelo sindicato.
O diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas da Apufsc falou sobre a importância do projeto ciclovias seguras e em rede e sobre a necessidade das reivindicações serem atendidas. “O abaixo-assinado já foi entregue à Prefeitura [de Florianópolis], esperamos que as autoridades se sensibilizem com o projeto, e possam fazer as melhorias que a nossa cidade precisa.”
Além disso, em nome da Apufsc-Sindical, Roberto parabenizou os grupos envolvidos na campanha e frisou que a parceria com o grupo Gipedu foi exitosa. “Atingimos nosso objetivo principal, que é incentivar a campanha e atingir um bom número de apoiadores em forma de abaixo-assinados.”
Campanha
A campanha por ciclovias seguras e em rede foi lançada em agosto de 2022 pelo Gipedu da UFSC. As propostas são baseadas em estudo realizado pelo grupo no âmbito do Projeto de Extensão Campus-Parque, sob coordenação do professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira. O sorteio visava a adesão de um maior número de pessoas nos quatro abaixo-assinados veiculados pelo Gipedu que pede a criação de ciclovias nos bairros Trindade, Córrego Grande, Pantanal e Carvoeira.
No total, 613 pessoas responderam ao questionário. Somando as assinaturas dos quatro abaixo-assinados, 4.073 pessoas já aderiram à campanha. O abaixo-assinado que recebeu mais assinaturas – 1.700 – foi pela implantação da ciclovia na rua Lauro Linhares, na Trindade. A campanha continua. Para assinar os abaixo-assinados, acesse a página do Gipedu.
Filipe Melo
Imprensa Apufsc