Representantes estão em Brasília para apresentar a pauta emergencial da federação a parlamentares. Presidente da Apufsc, José Guadalupe Fletes, participa da mobilização
Desde esta terça-feira, dia 13, parte da Diretoria e do Conselho Deliberativo do Proifes-Federação, incluindo o presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, realizam mobilização em Brasília com o objetivo de apresentar aos parlamentares presentes a pauta emergencial da entidade. O documento traz pontos importantes para a defesa da educação pública brasileira e para a valorização dos docentes.
Nesta terça-feira, a delegação do Proifes se reuniu com o deputado Fernando Mineiro (PT-RN) para apresentar os destaques da pauta emergencial. Ainda na terça, a deputada Denise Pessoa (PT-GO) também recebeu a delegação e se comprometeu a articular uma audiência com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para tratar do registro sindical da federação.
Nesta quarta-feira, dia 14, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques, se reuniu com a delegação do Proifes. Também foi realizada uma reunião com a deputada Flávia Morais (PDT-GO), que também se comprometeu a articular reunião com o ministro do Trabalho. A delegação ainda apresentou a pauta emergencial para os deputados Daniel Almeida (PCdoB-BA), Ivoneide Caetano (PT-BA) e Adriana Acorsi (PT-GO).
:::: Confira a pauta emergencial do PROIFES apresentada aos parlamentares
Durante o Seminário Nacional de Cultura e Educação, realizado na Universidade de Brasília (UnB) nesta quarta, o Proifes fez um protesto de silêncio com o objetivo de pressionar o ministro da Educação, Camilo Santana, a receber o Proifes. O presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, também fez uma intervenção aos secretários presentes, contando que aguardam a resposta do ministro. Desde janeiro a entidade solicita reunião e não recebe retorno.
“Estamos esperando uma reunião com o ministro desde janeiro. Temos pautas importantes para serem discutidas. Passamos por um período extremamente crítico nos últimos anos e precisamos apresentar reivindicações dos professores das universidades e institutos federais”, diz o professor Flávio Silva, diretor tesoureiro do Proifes.
Assista à manifestação do presidente da Apufsc:
Vídeo: Divulgação
Confira as fotos da delegação do Proifes em Brasília:
Fotos: Divulgação/Proifes
Imprensa Apufsc, com informações do Proifes-Federação