Levantamento mostra que em 2021 número de crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental que sabiam ler e escrever diminuiu em relação a 2019. Ministro fala que governo vai lançar projeto sobre tema
Apenas quatro entre dez crianças brasileiras estão alfabetizadas ao chegar no 2º ano do ensino fundamental. É isso que mostra o levantamento do Ministério da Educação divulgado nesta quarta-feira, dia 30.
Os dados também mostram que houve uma queda em relação ao o número de estudantes alfabetizados em 2019 – antes da pandemia da covid-19 – quando seis entre dez crianças estavam aptas a ler e escrever.
56,4% é a porcentagem de crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental que estavam alfabetizadas no país em 2021.
Na cerimônia de apresentação dos números nesta quarta, dia 30, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o governo federal pretende lançar um pacto nacional pela alfabetização, conforme registrou o site G1. Ele, porém, não deu maiores detalhes sobre como será o programa.
Leia na íntegra: Nexo