O autor lançou seu novo livro “deus não dirige o destino dos povos” no evento
O segundo encontro do Clube de Leitura da Apufsc-Sindical ocorreu nesta quarta, dia 24, e teve presença do escritor catarinense Marcelo Labes. Ele lançou seu novo romance, “deus não dirige o destino dos povos”, no evento realizado na sede do sindicato no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na conversa mediada pela jornalista e coordenadora de Comunicação do sindicato, Stefani Ceolla, Labes falou sobre seu processo criativo, suas motivações para escrever a obra, como a história aparece na literatura, entre outros temas.
Sobre o autor
Marcelo Labes é autor de “Três porcos”, livro vencedor do Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional em 2021, “Paraízo-Paraguay”, que recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2020, e “Enclave”, finalista do Prêmio Jabuti em 2019 na categoria Poesia, entre outras obras. “Deus não dirige o destino dos povos” é seu terceiro romance.
Sobre a obra
No novo romance de Labes, lançado por meio de uma campanha de financiamento coletivo, conhecemos Tomás, um jornalista que se depara com uma caixa na frente da porta de seu apartamento. Ao abrí-la, é enviado para uma história que lhe pertence e que ele ignora: dos campos de batalha da Segunda Guerra à perseguição dos “comunistas de Blumenau”, quando do golpe de 1964, e daí à gigantesca greve operária ocorrida naquela cidade em 1989.
Clube de Leitura Apufsc
O Clube de Leitura da Apufsc é uma iniciativa da Diretoria do sindicato e tem o objetivo de reunir professoras e professores, da ativa e aposentados, estudantes e pessoas interessadas em literatura, para dialogar sobre obras literárias contemporâneas.
Os encontros do Clube de Leitura da Apufsc serão mediados por Stefani Ceolla, jornalista e estudante de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas na UFSC, e uma das idealizadoras do Posfácio Podcast, e serão realizados mensalmente.
O primeiro encontro do Clube de Leitura da Apufsc-Sindical foi realizado em 18 de abril com a presença da egressa da UFSC, Taiane Santi Martins. Ela conversou com os presentes sobre o romance “Mikaia”, seu livro de estreia e vencedor do Prêmio Sesc de Literatura em 2022.
Lia Capella
Imprensa Apufsc