Evento será online, transmitido pelo canal da TV UFSC no YouTube no dia 31, às 19h
A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove no dia 31 de maio, às 19h, uma transmissão no canal de YouTube da TV UFSC com o tema “A tese do Marco Temporal contra os povos indígenas“. Eloy Terena, secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, e Analucia Hartmann, procuradora do Ministério Público Federal, são os convidados para debater o tema. O debate será mediado por Thaira Priprá, estudante da UFSC e ativista da Juventude Indígena contra o Marco Temporal.
::: Clique aqui para acessar o canal da TV UFSC no YouTube
Imagens: Divulgação/UFSC
Sobre o Marco Temporal
Marco Temporal é uma ação do Supremo Tribunal Federal (STF) que pretende determinar sobre posse de terras dos povos indígenas. A tese dessa ação diz que povos indígenas só poderiam reivindicar terras que ocupassem no marco do dia 5 de outubro de 1988, dia da promulgação da Constituição Federal.
Quem é contrário ao Marco Temporal defende que o melhor critério para determinar posse de terras seria o significado das terras para os povos indígenas, visto que diversos indígenas tiveram que se deslocar de suas terras originais para fugir de repressões desde o período colonial.
Imprensa Apufsc