Comissão responsável diz que não percebeu associação e trata caso como “infeliz coincidência”, informa o NSC Total
Uma agenda produzida por um centro de arte da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) para ser distribuída à comunidade acadêmica em Florianópolis revoltou alunos por conter símbolos que foram associados a suásticas. O material foi recolhido pela instituição após ser alvo de contestação. As informações são do NSC Total.
A comissão responsável pela publicação afirma que a intenção do projeto era fazer, a partir de uma combinação de letras, alusão à marca do Centro de Artes, Design e Moda da Udesc (Ceart), o que resultou, no entanto, em uma “infeliz coincidência”, que não teria sido percebida anteriormente pelos envolvidos e é tratada agora, ainda na avaliação dos responsáveis, de maneira descontextualizada.
Produzida pelo departamento para servidores, estudantes e terceirizados, a agenda 2023 tem a cada página grafismos que fazem a utilização das letras que compõem a marca “Ceart”. Em formas diferentes, as letras são colocadas entre pequenos encaixes, ocupando toda a folha e formando ícones diferentes. A página com o símbolo associado à suástica nazista é dedicado à letra “E”.
“Inicialmente, queria acreditar que foi uma ideia infeliz, mas a gente como designer sabe que nada pode parecer com uma suástica ou um órgão genital. Desde o início, a gente sabe disso. Como que um objeto institucional faz isso? O que me entristece é que isso também, antes de ser impresso, passa por revisão”, disse ao NSC Total uma aluna que não quis se identificar.
Leia na íntegra: NSC Total