Colegiado estava sem funcionar desde 2017; indicados representam a diversidade educacional do país
Em reunião na última terça-feira, dia 2, o Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou os nomes indicados para compor o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) da Fundação. Retomado após seis anos, o colegiado terá representantes de todas as regiões do país. O grupo tem a função de auxiliar a elaboração das políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica. Os 20 novos integrantes foram escolhidos a partir de uma lista tríplice de 60 indicações e terão mandato de três anos.
Sobre sua composição, Mercedes Bustamante, presidente da Capes, afirmou: “Temos a preocupação de que seja abrangente e olhe atentamente para a diversidade da educação brasileira, levando em conta as questões de raça, gênero, regiões e interculturalidade, assegurando um espaço com oportunidade de ampliar o diálogo”.
Para a composição do CTC-EB, diversas instituições apontaram 149 nomes de especialistas de todo o país. O Conselho será formado pelos secretários do Ministério da Educação, diretores da Capes e 20 profissionais de reconhecida competência, observadas a representatividade regional e a área de formação.
A Capes assegurou a participação no CTC-EB de 55% de mulheres e participantes de todas as regiões do País. Representantes de estudantes poderão ser convidados a participar da reunião. “É um grupo diverso que contribuirá com as políticas de formação de professores”, afirma Márcia Serra Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes. “Contar com o conselho é fundamental para que os programas surtam efeito e contribuam com uma educação de qualidade”, ressalta Susana Gomes, diretora de Educação a Distância da Capes.
::: Veja aqui a lista dos integrantes do CTC-EB indicados por entidades da sociedade civil
Na reunião do Conselho Superior, também foram aprovadas atas de reuniões anteriores e deliberados recursos apresentados à Diretoria de Avaliação da Capes sobre propostas de cursos novos apresentados em 2019.
Fonte: Capes