Ferramenta baseada em Inteligência Artificial se propõe a “traduzir” as complexidades do relatório do Painel de Mudanças Climáticas da ONU
Pergunta: Por que o clima do planeta Terra está esquentando?
Resposta: As principais causas humanas da mudança climática são os gases de efeito estufa que absorvem o calor liberado pela queima de combustíveis fósseis, desmatamento e agricultura, que aquecem o planeta. Além disso, a teoria física prevê que a influência humana no sistema climático deve produzir padrões específicos de mudança, e vemos esses padrões tanto em observações quanto em simulações climáticas. Essas previsões confirmadas são evidências de mudanças causadas principalmente por aumentos nas concentrações de GEE (Gases de Efeito Estufa), e não por causas naturais. (IPCC_AR6_WGI_Chapter01, p.100)
Esse diálogo foi mantido com o ChatIPCC, uma nova ferramenta inspirada no ChatGPT, da empresa Open IA, que utiliza Inteligência Artificial para explorar o Sexto Relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas.
Embora não tenha relação, nem ter sido desenvolvido pelos cientistas do IPCC, o ChatIPCC é referenciado no documento oficial e se propõe a trazer os riscos climáticos para uma linguagem acessível. A ferramenta foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Universidade de Zurique, do Grupo de Finanças Sustentáveis da Universidade de Oxford e a Frigg, uma consultoria financeira que aproxima investidores a projetos de mitigação do aquecimento global em todo mundo. Acesse a ferramenta e confira (por enquanto só em inglês).
Fonte: Jornal da Ciência